quinta-feira, 18 de junho de 2009

STF derruba diploma para exerção da profissão de jornalista

Ontem, o STF - Supremo Tribunal Federal, derrubou por oito votos a um a exigência do diploma para a exerção da profissão de jornalista ! A maioria dos minitros entedeu que o decreto-lei 972 de 1969, que legaliza a profissão não tem condições para a continuação.

Gilmar Mendes, relator da matéria, quer simplesmente dar ordens a nossa profissão. E mais, o ministro comparou o jornalista como chefe de cozinha. " Um excelente chefe de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o Estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área".

Literalmente, esse país so tem a andar pra trás se continuar com políticos desse nível nos governando. E a qualidade da informação para os cidadãos?, será que isso não importa mais? É claro que temos exemplos de jornalistas que não tem/ tiveram diplomas e são excelentes na área. Mas isso era antes da ditadura militar. O país está disposto mesmo a voltar a uma decisão que foi resolvida a 40 anos atrás?

Devemos bater palmas de pé para o único ministro que defende nossos direitos, Marco Aurélio.

Claro que grandes empresas, vão exigir o diploma. Mas isso é uma desvalorização da nossa profissão. A população precisa de informação com qualidade.

É triste pensar que você passa 4 anos em uma faculdade, pra chegar e ver uma decição desse escalão ser aceita assim, tão simples. É nosso direito ser contra a essa decisão !

Nenhum comentário:

Postar um comentário