domingo, 10 de maio de 2009

Desmatamento das florestas! Um mau a si próprio !


A Amazônia está situada em sua porção centro-norte; é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em área de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins


Uma consequência alarmante do desmatamento é o progresso de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo.
Há também um perigoso impacto em escala global. A queima das florestas, seja em incêndios criminosos, seja na forma de lenha ou carvão vegetal para vários fins (aliás, a queima de carvão vegetal vem aumentando muito na Amazônia brasileira, como resultado da disseminação de usinas de produção de ferro gusa, principalmente no Pará), tem colaborado para aumentar para aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. É importante lembrar que esse gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

[ http://www.colegioweb.com.br/aquecimento/as-consequencias-do-desmatamento ]

Vida ! Sinônimo dessa grandiosidade e preciosidade mundial !Será que esses desmatadores não percebem que estão destruindo a si próprio? Não. Infelizmente não.
Nos perguntamos o por que de tanta ignorância de um povo que nasceu dessa terra. Pensamos que atitudes mínimas não vai ajudar em nada. Ignorância da sua parte pensar assim. Se cada um fizesse sua parte, muitas coisas poderiam ser evitadas !
Economize, não desperdice. A natureza e você (também) agradece.

O desmatamento de florestas geram o aquecimento global , que propaga diversas doenças, uma delas a dengue.
Cuide da sua vida ! Cuides das futuras gerações !

2 comentários:

  1. Carol,
    Felizmente,se é assim que podemos dizer,a conscientização ambiental vem ganhando espaço dentro da sociedade,mas o problema ainda é muito grave,requer um enorme empenho,por parte de todos.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a busca exacerbada por dinheiro faz com que a ganância fique à frente da consciência, do raciocínio. Infelizmente muitas autoridades também lucram com o desmatamento, e infelizmente a maioria do congresso e nem o governo está agindo como deveria. É uma luta de ontem que vai durar pra sempre.

    ResponderExcluir